sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Coro Santo Antônio quase lá... no prêmio nacional de Culturas Populares do MinC


Prestes a completar 69 anos de existência (em janeiro/2018), o Coro Santo Antônio de Americana está entre os habilitados (com nota máxima) para concorrer à 5ª edição do Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros, promovido pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).

No Diário Oficial da União de quinta-feira, 16/11/2017, saiu a classificação dos projetos, de acordo com as notas dadas pelo júri. O Coro Santo Antônio ganhou nota máxima (100) e, dentre 747 concorrentes em sua categoria, está em 11º lugar!! Agora aguardamos o resultado final, que premiará 200 projetos.


Esta é a segunda "peneira" pela qual passa o projeto. A primeira foi a habilitação. OK, o grupo foi habilitado a concorrer. Isso já foi uma vitória pois é a chancela do MinC sobre o caráter "Cultura Popular" expressa pelo coro. Caso fosse desabilitado, significaria que o coro não era uma autêntica expressão de cultura popular. Mas como aconteceu o oposto, já foi uma vitória. Agora na segunda "peneira" o coro passou e muito bem! Ficando nas primeiras posições no ranking dos habilitados.

Coro Santo Antonio em apresentação no Asilo São Vicente de Paulo, em 09/07/2017. Repertório de música caipira e folclórica para animar os senhores e senhoras que ali residem.

O Edital Leandro Gomes de Barros visa premiar 500 iniciativas que retomem práticas de cultura popular em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares no país. O edital do prêmio alcançou o maior número de inscrições em seleções públicas lançadas pela SCDC, ao todo, foram 2862 iniciativas de todo o país, das quais, 2161 foram selecionadas.

Prêmio
Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica - na qual o Coro se inscreveu -, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos, em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram.

Para o Coro Santo Antônio, estar entre os habilitados - mesmo sem ainda ter resultado se será ou não contemplado com a verba - já significa representar o nome de Americana em nível nacional. Para o regente Luiz Sasseron, "já é um ganho para o grupo e para a cidade, sermos considerados como 'cultura popular', coisa que o grupo vem desenvolvendo já há alguns anos através de repertório de músicas sertanejas de raiz, músicas folclóricas e cantigas populares".


O prêmio não é significativo em se tratando de valores monetários... serão 10 mil reais para cada um dos 500 projetos contemplados. Mas o que interessa não é o dinheiro, e sim o reconhecimento em nível nacional. O reconhecimento de que o grupo de Americana integra o rol das manifestações populares no país e contribui para a difusão dessa cultura.

RESUMO DA PROPOSTA CULTURAL
Em resumo, o projeto proposto no edital é: preservar a memória, através de relatos orais e transcritos em diversas ferramentas digitais e analógicas, da trajetória artística e humana dos componentes do Coral Santo Antônio, fundado em 1949 por Monsenhor Nazareno Magi, suas vivências e importância na comunidade religiosa e cultural da cidade de Americana/SP. Além dos relatos serão coletados acervos diversos, como fotos e documentos que marcaram a trajetória do grupo, que em 2019 completará 70 anos de sua existência.  Pretende-se utilizar para os registros vídeos, fotos, blog, site, confecção de um livro, para posteriores exposições e workshops. De janeiro a dezembro de 2018, o grupo fará apresentações especiais direcionando o público para a comemoração dos 70 anos do coral, a ser comemorado em 30/01/2019. Esta caminhada de 1 ano será registrada em vídeo e fotos, como parte do presente projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário