quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Padre Constantino Gardinali: 45 anos de atuação em Americana

Neste 10 de agosto de 2017 estamos comemorando 45 anos de Padre Constantino em Americana. Nosso blog não poderia deixar de lembrar e prestar homenagens a essa pessoa tão querida e amiga.

Padre Constantino Gardinali nasceu em Avanhandava, interior de São Paulo, em 15 de setembro de 1931. Filho de José Gardinali e Filomena Gardinali, que sempre apoiaram o filho a entrar para a vida religiosa, desejo que possuía desde pequeno. Constantino ingressou no Seminário Menor Diocesano de Campinas em 1945, onde fez seus estudos preparatórios. Entre 1953 e 1958 estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Olinda em Pernambuco. Por fim completou o curso de Teologia no Seminário de Campinas.

Seu esforço foi recompensado em 05 de abril de 1959 quando foi ordenado sacerdote por Dom Paulo de Tarso Campos, arcebispo da Arquidiocese de Campinas, em cerimônia realizada na Igreja Nossa Senhora da Dores, hoje Catedral de Limeira.
A primeira missa celebrada por Padre Constantino aconteceu na Igreja Provisória de Nossa Senhora da Boa Morte em Limeira. Ali, o jovem padre dava início a uma caminhada de total entrega ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e ao povo católico. Recém ordenado, assumiu como padre adjunto do Cônego Silvestre Rossi a Paróquia Nossa Sra. das Dores em Limeira, sendo depois transferido para Amparo. Atuou depois em igrejas de Souzas e Sumaré, até que assumiu a Paróquia Santo Antônio em Americana no dia 10 de agosto de 1972.

Capa do jornal Folha de Americana no dia 13 de agosto de 1972

Sua missão imediata era concluir a Nova Matriz de Americana, cuja construção fora iniciada em 1950 pelo seu antecessor, Monsenhor Nazareno Magi. Faltava colocar o piso, alguns vitrais, o altar, dentre outros detalhes de acabamento. No presbitério Constantino e sua equipe na época construíram um baldaquino para abrigar o crucifixo principal e o Santíssimo. Resolveram não construir um altar-mór como era pensado no projeto original – tendo até mesmo esboços desenvolvidos na época de monsenhor Magi.

Em 1977, padre Constantino deu como concluída a Nova Matriz e foi feita sua consagração e dedicação do altar. Isso aconteceu no dia 13 de junho daquele ano, dia do padroeiro Santo Antônio. Neste dia estiveram presentes para tal cerimônia o bispo Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral e do Arcebispo de Campinas Dom Antonio Maria Alves de Siqueira. Concluía-se, finalmente, um lindo trabalho idealizado na década de 1940, com o padre Epifânio Estevam, passando em seguida pela construção sob a tutela de monsenhor Nazareno Magi, e agora finalizado nas mãos de padre Constantino Gardinali. Uma belíssima e muito rica história construída pelo povo de Americana.

Com muita luta, trabalho, perseverança e especialmente fé, Padre Constantino deixa sua marca indelével na história de Americana, ao assinar a conclusão da majestosa Matriz Nova, atual Basílica Menor de Santo Antônio, cartão postal de nossa cidade. Foram milhares e milhares de missas, batizados, casamentos e bênçãos derramadas sob a comunidade católica de Americana.

Uma característica marcante de sua personalidade, não há como negar, é sua simplicidade, mansidão e humildade. E isso atraiu o carinho das pessoas em sua volta. Jamais foi arrogante, egocêntrico ou qualquer outro defeito que pudesse afastar a aura de humildade e calmaria. Também não foi um padre “pop” desses de aparecer a todo momento na mídia, lançar livros ou CDs, fazer shows, etc... Seu carisma sempre veio de sua personalidade sincera e serena.

“O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a Boa Nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção e aos prisioneiros a liberdade” (Isaías, 61: 1).

Com as dificuldades inerentes da vida e do sacerdócio; o fardo da responsabilidade de administrar uma comunidade grande, com a maior igreja em estilo neoclássico do Brasil; passando por 4 décadas e meia... podemos dizer que padre Constantino é um homem vitorioso. E que soube transmitir o Evangelho. Afinal o Espírito de Deus pousou e caminha com ele, como escrito no livro do profeta Isaías. Homem de Deus e pessoa de bem, ainda continua ativo – e bem ativo! – na vida católica de Americana, sendo convidado para celebrar diversas missas em várias paróquias dentro e fora da cidade.

Saudades de adentrar àquelas portas de madeira da Matriz Nova de Santo Antônio, sentir a característica brisa refrescante e, ao som peculiar e acalentador do Coral Santo Antônio, ouvir a pregação serena e o consolo de padre Constantino... Será que podemos reviver esse momento? Eu acho que sim... Afinal não há mal que dure para sempre...

Parabéns, Padre Constantino, pelos 45 anos de sua caminhada na cidade de Americana! Que venham outras datas para comemorarmos junto com o senhor! E muito obrigado pelas incontáveis obras sejam de caridade, atos religiosos, de amizade, de ajuda, apoio, etc... Americana e sua gente agradecem!

Padre Constantino, com Padre Itamar Gonçalves logo atrás, com a relíquia de Santo Antônio em passagem pelo Brasil no ano 2000.

Padre Constantino junto com Coral Santo Antônio e amigos, após celebrar missa na cidade de Jarinú no dia 19 de março de 2017.


Matéria no Jornal O Liberal do dia 10/08/2017:
http://liberal.com.br/cidades/americana/padre-constantino-completa-hoje-45-anos-de-paroquiato-639393/

Nenhum comentário:

Postar um comentário