terça-feira, 27 de dezembro de 2016

27 de dezembro, mais um aniversário natalício de monsenhor Magi

Se estivesse vivo, monsenhor Magi hoje completaria 104 anos. Mais de 40 anos separam monsenhor Magi deste mundo... e que breve vida, diga-se, teve ele. Falecido em 1972, deixou um legado de importância indescritível na cidade de Americana-SP.
Para lembrar esta data, como singela homenagem, nós do Blog O Construtor separamos alguns trechos de discursos de monsenhor Magi, fruto de pesquisas que fazemos desde o ano de 2010, junto a diversas fontes, e que compartilhamos com você leitor:

"A igreja é a sala de visitas de uma cidade, ela representa a civilização de um povo".
31 de março de 1957
Monsenhor construiu uma tremenda "sala" para Americana... com "sofá" para mais de duas mil visitas... com muito bom gosto!

"Os mártires defenderam Nosso Senhor e suas palavras com a própria vida. Nós devemos defendê-Lo pelas virtudes e bons exemplos, sendo sempre apóstolos de Cristo."
25 de maio de 1958

"Sabemos que é mais fácil descer para os vícios do que subir para a santidade."
27 de julho de 1958

"Uma alma que possui Deus, nada teme e é sempre feliz. Já a alegria do demônio tudo amedronta, só há tristezas e remorsos."
05 de outubro de 1958

"Devemos rezar muito à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, por estes dias incertos que atravessa nossa pátria, e com sua intercessão, o Divino Espírito Santo derrame suas bênçãos, concedendo paz e tranquilidade ao povo brasileiro."
27 de agosto de 1961
Comentário bastante atual....

"Será um orgulho para nós americanenses quando avisarmos a nossa majestosa Matriz, cuja obra é fundamental. Será um ponto de atração para todos os que nos visitarão, demonstrando assim, para todo o Brasil, a fé e a boa vontade do povo desta cidade."
25 de outubro de 1953

"Vemos pessoas devotas, mas não estudam religião. É o que acontece no Brasil: o povo é muito religioso mas falta estudo. Quando a parte inferior da Matriz Nova ficar pronta, teremos salas que servirão para aulas de religião."
27 de fevereiro de 1955

"Instalou-se em nossa cidade uma 'Tenda de Jesus' que prega a desunião familiar, a repulsa pelos santos sacramentos, impedem as pessoas inocentes de participarem das missas e pedem para destruírem as imagens de santos. Devemos ter caridade e ensinar-lhes o bom caminho."
31 de julho de 1955
Aqui chama a atenção a serenidade e o amor fraterno de monsenhor. Lendo a frase, temos a impressão que ele terminará dizendo algo agressivo, ou repudiando os atos da "tenda" de modo impetuoso. E o que monsenhor pede a seus paroquianos é que tenham caridade e ajam com sabedoria, ensinando e não atacando.

"O Rosário é a oração mais simples e mais bela para pedirmos graças à Nossa Senhora, e as orações em conjunto são melhores, principalmente nos tempos de hoje, em que a Igreja precisa de orações."
25  de outubro de 1953

"As palavras voam, os exemplos ficam, por isso dentro da família, na rua e em toda parte devemos dar o bom exemplo, para que as pessoas com quem convivemos sejam seguidoras deste bom exemplo."
28 de setembro de 1952



Nenhum comentário:

Postar um comentário