domingo, 7 de fevereiro de 2016

Coral Santo Antônio 67 anos - e retomada do blog


Saudações a todos os leitores! Depois de dois anos parado, o Blog O Construtor retoma suas atividades! E iniciamos as postagens e o ano de 2016 comemorando os 67 anos do Coral Santo Antônio.

O Coral, fundado em 1949 por monsenhor Nazareno Magi, completou 67 anos no dia 31 de janeiro de 2016. Na noite do dia 30, abrilhantaram a celebração eucarística da Paróquia São Sebastião, em Santa Bárbara D'Oeste (Diocese de Piracicaba) e logo após, festejaram no salão paroquial.


Como toda a sociedade americanense sabe, desde agosto de 2013 que o Côro Santo Antônio não frequenta mais a atual Basílica Santo Antônio, templo que literalmente ajudaram a construir, mas que infelizmente, sob a atual administração, fechou as portas para os antigos coralistas. Fechou, não, bateu a porta na cara deles!... E não é este autor que comenta isso... São dezenas de testemunhas que estavam no ato da humilhação que o Coral sofreu.

Se tem algo que não combina com o Coral Santo Antônio é ego inflado... Com muita alegria e a simplicidade de sempre, com salgadinhos, cerveja, refrigerante e bolo, sem luxo e requinte, realizaram uma comemoração alegre e saudável para os amigos na noite do dia 30/01. Tal qual uma grande família, que é isso que são, na realidade.


O Projeto "O Construtor" felicita os coralistas por mais esse ano de vida e já se prepara para o aniversário de 70 anos!! Tá chegando... Vida longa ao Côro Santo Antônio! Este ícone da história da paróquia Santo Antônio, sem o qual não tem como reviver ou contar sua história. Falar da história da paróquia, da Basílica, do catolicismo em Americana, da música em Americana... não tem como deixar de mencionar esses bravos coralistas (alguns estão desde os primórdios do côro, nos anos 50).


É por isso que o autor do projeto "O Construtor" tanto lamenta o que ocorreu em agosto de 2013 e se solidariza com os coralistas. A saída do Coral da paróquia Santo Antônio foi uma apunhalada em todo o projeto de resgate histórico da igreja Santo Antônio, que estava sendo realizado desde o ano de 2010. Havia uma equipe reunindo fotos, documentos, acervo histórico em geral, e para isso o Coral Santo Antônio era peça chave - mesmo porque detentor de grande parte desse acervo. Depois da ruptura e saída deles, temos uma triste realidade: de um lado a administração da basílica tentando maquiar todo o problema e se esforçando para (re)construir uma história sem Coral Santo Antônio (e sem muitos paroquianos importantes), e do outro, pesquisadores, ex-paroquianos e muitas pessoas que construíram o passado daquela igreja, lutando para manter viva a história e se esforçando para organizar todo um acervo importante mas sem a parceria da basílica... ou seja, nem um nem outro lado vai criar o projeto perfeito de resgate histórico da paróquia Santo Antônio... ou se cria fora dela, com o acervo pessoal das tradicionais famílias da cidade, (mas sem a documentação oficial da igreja), ou se cria dentro dela, mas com grandes lacunas e sem a anuência dos principais personagens de sua história... Apesar de tudo, o projeto "O Construtor" segue a todo vapor, reunindo a história da paróquia, pois acreditamos que a causa é mais nobre do que qualquer obstáculo ou desavença nesse caminho. Sem contar que essa linda história é coletiva e deve ser exposta à população, pois ela foi escrita pela coletividade. Aguardamos com esperança o dia em que possamos unir tudo isso e criar um grande centro de memória da paróquia cuja história se confunde com a história do município de Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário