sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Aniversário de 101 anos de Monsenhor Magi


Após meses com o blog parado, voltamos com uma postagem nesse dia especial. 27 de dezembro é aniversário de monsenhor Magi, e neste ano de 2013 ele faria 101 anos! Quem acompanhou nosso trabalho sabe que em 2012 comemoramos seu centenário de nascimento (e 40 anos de falecimento também); e daí surgiu esse blog, a exposição de fotos e o projeto do filme sobre monsenhor, que estamos dando sequência a todo vapor mas ainda na parte de pesquisa e busca de entrevistados.

E aproveitando essa data, gostaríamos de divulgar com essa postagem o trabalho de restauração do túmulo de monsenhor. O atual pároco e reitor do Santuário Santo Antônio de Pádua, Padre Pedro Leandro Ricardo, tomou essa importante e sensível iniciativa de revitalização e restauro das letras da sepultura - que agora voltaram a ser douradas. Padre Leandro ainda inseriu ao final dos dizeres a cruz Tau, que não havia antes. Sem deturpar o original, o Tau veio acrescentar um justo simbolismo à lápíde de monsenhor. Vejam nas fotos abaixo o túmulo antes e depois do restauro:

O TAU é uma cruz com a forma da letra grega TAU (T). Além de ser um símbolo Bíblico é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego, derivado dos Fenícios e correspondente ao "T" em Português.

Na Bíblia o "Tau" foi utilizado pelo profeta Ezequiel: "E a glória de Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, e passou para a entrada da casa e clamou ao homem vestido de linho branco, que trazia o tinteiro de escrivão à sua cintura. E disse-lhe o Senhor: passa pelo centro de Jerusalém e marca com um T as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem na cidade". (Ez 9-3,4)

O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem. O Tau é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade, significam o encontro entre o Céu e a Terra. Divino e Humano. Em 1215 o Papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente neste reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores. Santa Clara, quando tratava dos doentes e enfermos com a imposição do TAU, invocava a Deus que curasse aqueles que padeciam e sofriam. No Tau de São Francisco há três nós representando seus votos perante a Deus: Pobreza, Obediência e Castidade.

Para finalizar esse post, deixamos a seguir algumas fotos da lápide de monsenhor Nazareno Magi, inclusive a bênção feita pelos Padres Constantino e Leandro Ricardo no dia 22 de abril de 2013, na ocasião da missa de 41 anos de falecimento de monsenhor. Aproveitamos para exortar todos os americanenses a fazerem uma visita ao túmulo de monsenhor Magi, no presbitério do Santuário, ao lado da imagem de Santo Antônio. Por incrível que pareça tem muita gente que não sabe que ali existe um túmulo. Inclusive católicos que vão àquela igreja.

Nessa ocasião, lembrando, os painéis da exposição de fotos do centenário de monsenhor foram montados ao redor do Presbitério, como podemos ver ao fundo das fotos.


















Lembrando: clique nas fotos para visualizá-las em tamanho original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário