quarta-feira, 26 de junho de 2013

Elevação da Matriz a Santuário

Saudações, leitores do blog O Construtor! Depois de um tempo parado volto a publicar aqui... fiz uma pausa nas publicações justamente porque os trabalhos para a Matriz Santo Antônio aumentaram sobremaneira desde abril/maio por causa da festa do padroeiro. Cartaz, outdoor, faixas, fichas e muitas outras peças ficaram a cargo deste que vos escreve... Os mês de junho está acabando e os festejos do padroeiro vão ficando para trás, mas este ano deixaram uma marca que jamais será esquecida.

Aí em cima no texto eu escrevi "Matriz Santo Antônio", mas a partir do dia 13 de junho de 2013, nossa Matriz passou a ser chamada Santuário Diocesano Santo Antônio de Pádua.

Nosso pároco, Padre Pedro Leandro Ricardo, elaborou o pedido de elevação da Matriz à Santuário a nosso Bispo Dom Vilson Dias de Oliveira no domingo de Páscoa deste ano, dia 31 de março.

Com esse acontecimento, nossa igreja passa a ter muitas atividades, muito mais horários de missas diariamente, mais atendimentos, confissões, etc... futuramente até mais padres, como já mencionado por Padre Leandro e Dom Vilson. Além da alteração de sua rotina, o Santuário ganha mais visibilidade em toda a região e deverá ser visitado por romeiros provindos de muitos lugares de todo o Estado e país.

Padre Leandro, que agora ganha o título de primeiro Reitor do Santuário, tem comentado na imprensa que esse é inclusive um processo que deveria ter passado na mente de nosso homenageado aqui neste blog, monsenhor Nazareno Magi. Monsenhor, visionário que era, certamente teria pensado nisso: tornar aquele majestoso templo num Santuário ou numa Basílica. Quisera Deus que ele fosse embora antes mesmo da conclusão da sua obra... mas se ficasse vivo certamente teria pensado nisso nos anos futuros.
























O próximo passo para os anos seguintes, é justamente a elevação à Basílica Menor, como já tem sido anunciado por Dom Vilson e Padre Leandro Ricardo.

Apoiamos e estamos juntos nessa caminhada! A Nova Matriz de Santo Antônio é uma obra magnífica que merece esse status. E não só por sua beleza e grandeza material, mas pela sua riqueza histórica e espiritual. Nós aqui do projeto O Construtor, que temos pesquisado muito sobre o tema, e principalmente os americanenses antigos que foram testemunhas oculares da construção da Matriz, sabemos da grandeza social e religiosa que a construção deste templo proporcionou à nossa cidade. A Matriz é de fato uma filha querida das famílias antigas de Americana. Quanta gente relata emocionada os tempos em que andavam pelas estacas e paredes sendo erguidas... os andaimes gigantescos... os milhões de tijolos... os irmãos italianos estampando a Palavra de Deus nas paredes... Enfim, são relatos sinceros onde a gente vê o amor que esse povo tem por aquele lugar; mesmo quem não frequenta a igreja hoje.

Como diretor do projeto, até fico feliz de não ter feito esse filme no ano passado, como tentei... pois agora o filme deve ficar mais completo, relatando esse grande fato e inserindo a figura do Reitor Padre Leandro, que já se torna um personagem essencial na história da nossa paróquia.

Em tempo: a Igreja Velha, para quem não sabe, agora volta a ser a Igreja Matriz.

Em tempo 2: o projeto ainda está em busca de patrocínios... e o prazo para isso está se esgotando... seria muito triste esse projeto ser engavetado por falta de verba, sendo que esta verba é simplesmente imposto de empresas. Não estamos pedindo dinheiro do caixa e do bolso de ninguém. Este filme está contemplado pelo PROAC e por isso sua verba deve ser tirada do ICMS de empresas paulistas. Saiba mais detalhes em nosso site, no menu "Patrocínio": www.oconstrutor.art.br

É triste falar, mas o empresariado americanense está deixando a desejar nesse ponto... o projeto está parado nas mãos de vários empresários da cidade. Falta cair a ficha de que se trata de um projeto muito importante para a história de Americana... esperança ainda resta...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário