quarta-feira, 3 de abril de 2013

De Matriz à Santuário

Faço uma “pausa” nos artigos sobre o passado da Matriz Santo Antônio, para relatar algo do presente. E não por isso menos importante.

O domingo de Páscoa, dia 31 de março de 2013, foi um dia histórico para a Paróquia Santo Antônio de Americana. O pároco padre Pedro Leandro Ricardo (que assumiu a paróquia esse ano) oficializou o pedido de elevação da Nova Matriz ao título de Santuário Diocesano. Na verdade essa é só uma etapa para que se concretize o intuito maior:  a elevação da Matriz ao caráter de Basílica Menor. Nosso bispo diocesano irá avaliar o pedido e se tudo ocorrer dentro dos conformes, nossa igreja se tornará Santuário no dia 13 de junho de 2013, dia do nosso padroeiro Santo Antônio de Pádua.


A missa de Páscoa foi presidida pelo próprio bispo Dom Vilson e contou com a presença do prefeito de Americana, Diego De Nadai e dois vereadores: Antonio Carlos Sacilotto e  Celso Zoppi. Ao final da missa, as três autoridades assinarem a petição, juntamente com o pároco Pe. Leandro e algumas lideranças leigas da paróquia.











O intuito do documentário “O Construtor” é resgatar toda a trajetória de monsenhor Nazareno Magi e a construção da Nova Matriz. Porém, nossa história não parou aí. Estamos vendo, com Pe. Leandro à frente da Matriz, que estamos avançando ainda mais e por fim aperfeiçoando o tão sublime projeto de monsenhor Magi. Se estivesse vivo, certamente monsenhor se alegraria de ver sua maior obra se tornar Basílica.

Por isso, esses acontecimentos recentes são dignos de serem chamados de históricos e fazem jus de entrar no documentário. “O Construtor” vai retratar desde o início da construção da Matriz até os dias de hoje. A obra de monsenhor está viva mais do que nunca! Ele a deixou para ser finalizada por Pe. Constantino Gardinali nos anos 70 e agora 41 anos depois da morte de monsenhor, Pe. Pedro Leandro Ricardo dá um toque de sofisticação, por assim dizer. É até uma pena que isso não aconteceu ano passado, pois em 2012 foi o ano de 40 anos de morte de monsenhor e 100 anos de seu nascimento. Mas Deus tudo faz a seu tempo e faz bem feito. Quisera Ele que isso acontecesse no ano seguinte do centenário... dirá Ele também quando seremos a Basílica de Santo Antônio de Pádua.

Finalizando, caros amigos leitores e seguidores de nossas redes sociais, faço um apelo para que os empresários de nossa cidade se harmonizem com nosso projeto e possam se interessar em patrocinar. Lembro que estamos captando verba via ICMS das empresas; o empresário não vai precisar colocar a mão no bolso! Apenas parte do que já é do governo (o imposto) deve vir para nosso caixa e fazer acontecer esse filme. É uma oportunidade única para o empresariado local vincular-se a um projeto cultural histórico que teve e está tendo muita repercussão.

Uma pena seria se esse filme não saísse do papel por falta de verba... repito: só queremos eu imposto! Por isso, caro amigo, se você que é empresário ou que conhece algum, por favor, nos indique. Divulgue nosso blog, site e facebook. Prometemos lembrar de cada um que colaborou conosco! Vamos fazer acontecer esse projeto! Americana merece!

As informações de contato estão no nosso site, no menu “Contato”:
www.oconstrutor.art.br

Deixo abaixo também o link da matéria do jornal Todo Dia desta segunda-feira, 1º de Abril, sobre a elevação da Matriz ao título de Basílica:
http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&Materia=759847&dia=01&mes=04&ano=2013

Isso para mostrar a importância do momento histórico que vive a matriz e chamar a atenção de patrocinadores! Empresários de Americana, seus pais e avós vincularam seus nomes ao projeto de monsenhor Magi, à Nova Matriz. Agora é a vez de vocês vincularem seus nomes a tão importante documentação do passado de nossa cidade!

Disse Santo Antônio de Pádua: “viva é a Palavra quando são as obras que falam”. A história da Matriz Santo Antônio está viva! Monsenhor Magi está vivo na memória de nosso povo! A beleza da Matriz nos fala através de suas magníficas obras artísticas e arquitetônicas. Fala-nos de Deus; fala-nos da vida, da arte, do passado e do futuro. Viva é a Palavra de Deus em Americana, pois temos uma grande obra que por si nos narra as maravilhas do Senhor!

E nós queremos – e precisamos – registrar essas maravilhas nesta obra audiovisual, para a qual convidamos os americanenses a fazer parte. Por isso não só procuramos patrocinadores, mas também aquelas pessoas que conheceram monsenhor ou que saibam e possam relatar fatos de sua época. Encarecidamente pedimos para quem saiba qualquer informação, ou que possui parentes que saibam, que entre em contato conosco também!

Obrigado a todos pela compreensão!
Em breve mais posts sobre os sinos da Matriz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário