sábado, 2 de fevereiro de 2013

Projeto "O Construtor" no ar!


Estamos inaugurando o blog do documentário O Construtor!

"O Construtor" contará a história de monsenhor Nazareno Magi, importante figura da história da cidade de Americana-SP na metade do século XX. Através de depoimentos de pessoas que conviveram com monsenhor e também relatos de pesquisadores, vamos resgatar todo o extenso legado de monsenhor Magi para a cidade de Americana.

O projeto está aprovado no PROAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, e por isso estamos captando verba via ICMS das empresas. Para maiores informações sobre isso, acesse nosso site no menu "Patrocínio": www.oconstrutor.art.br

As entrevistas devem dar-se totalmente nas dependências da igreja Matriz Nova de Santo Antônio, cartão postal de Americana, referência arquitetônica e de arte sacra em toda a região. Construída sob a direção de Monsenhor Magi, a Matriz Nova é orgulho para os americanenses e fonte de muita nostalgia... a população desde os mais simples até as famílias tradicionais contribuíram para sua construção, fosse com os grandes e milionários leilões, fosse com as quermesses, ou ainda com o trabalho voluntário na obra que consumiu 3 milhões de tijolos.

Até mesmo apresentações teatrais foram realizadas para angariar fundos para a grande obra. Monsenhor fundou dois grupos que apresentaram várias peças no palco do salão da matriz durante os anos da construção.

Amante da arte que era, monsenhor além dos grupos teatrais fundou na paróquia o Coral Santo Antônio e a Corporação Musical Americanense. O coral, estritamente masculino, está ativo ininterruptamente até hoje, desde sua fundação em 1949. A corporação musical era uma banda que monsenhor mesmo formava e ensaiava os músicos. Seu desejo, segundo relatos, era que ela se transformasse numa orquestra. Com a morte do monsenhor em 1972, a corporação ficou sem rumo, mas em 1973 a Câmara Municipal aprovou a criação da Banda Municipal "Monsenhor Nazareno Maggi". Praticamente os mesmos músicos que integravam a Corporação Musical, carinhosamente chamada de "banda do padre", integraram a recém-criada Banda Municipal que ganhou o nome de seu fundador. Os instrumentos, que pertenciam à paróquia, foram doados à Banda Municipal.

Muito há que se falar sobre monsenhor Magi, que esse post não poderá abarcar. Mas periodicamente vamos postar aqui neste blog informações sobre sua trajetória, fotos, documentos, depoimentos, e tudo mais que se relacionar de alguma forma com o tema. E também, claro, o andamento do documentário, que no momento deste post inicial, está em fase de captação de recursos. Ainda não temos nenhum patrocinador. Estamos em busca de empresas que pagam ICMS e que desejam atrelar seu nome a este grande e importante projeto para nossa cidade; e sem custo para seu caixa! O Proac apenas destina parte do ICMS para o projeto, sem o patrocinador precisar colocar a mão no bolso.

Não deixem de nos acompanhar diariamente nas redes sociais:
facebook.com/oconstrutordocumentario
twitter.com/ConstrutorFilme

Sempre que postarmos algo aqui, será divulgado nas redes!

Um abraço a todos os leitores!
José Eduardo Angelini Milani, diretor do projeto.





5 comentários:

  1. AGUARDO ANCIOSO PELAS POSTAGENS DESTE BLOG QUE SERÃO MUITO IMPORTANTES PARA TODOS NÓS AMERICANENSES........PARABENIZO À TODOS PELA INICIATIVA TÃO OPORTUNA.......

    ResponderExcluir
  2. ESTOU ACIOSO PARA VER AS PRIMEIRAS POSTAGENS DESTE BLOG.
    QUERO PARABENISAR A TODOS QUE TIVERAM A BRILHANTE IDÉIA DE RESGATAR A HISTÓRIA DESTE MONUMENTO SACRO QUE É A IBREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO DE AMERICANA..

    ResponderExcluir
  3. Comecei a me interessar pela história do monsenhor a pouco tempo muito obrigado pelas postagens estão sendo de muita valia, se precisarem de atores eu estou disposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Mande então, por favor, seu contato e se possível uma foto no email: contato@oconstrutor.art.br.
      Fique ligado aqui no blog. Em breve novos posts!
      Abraços!

      Excluir